Quem imagina que a função de um Comissário(a) de Voo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o voo, está enganado. O Comissário é um profissional tecnicamente qualificado, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança da aeronave. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva, no mar e combate a incêndio, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave.

A disciplina tem como objetivo apresentar o funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), sua história, evolução e os princípios da sua filosofia, bem como introduzir a OACI, o CENIPA, a ANAC e suas normas e regulamentos.

Na disciplina de Sobrevivência no Mar são abordados detalhadamente os assuntos relacionados aos procedimentos e equipamentos necessários que devem ser adotados neste tipo de situação. Durante o decorrer da disciplina, atente-se aos vídeos adicionais que estarão disponíveis entre as aulas.

A disciplina “Emergências a Bordo” tem importante papel na capacitação do comissário de voo, pois trata de assuntos que muito contribuem para justificar a presença desse profissional a bordo. Durante o decorrer da disciplina, atente-se aos vídeos entre as aulas disponíveis na listagem abaixo.